Copenhague – Castelo Rosenborg, parques e cisnes

Continuando a visita a Copenhague, próximo ao centro e à Marmorkirken, encontra-se o Rosenborg Slot. O nome Rosenborg significa Palácio das Rosas, um romântico nome dado em homenagem à esposa do rei, Kirsten Munk, cujo brasão de família possuía três rosas em seu brasão.

O Rosenborg Slot foi originalmente construído como residência de verão em 1606 e é um bom exemplo das construções realizadas pelo rei Christian IV. O castelo constitui também um exemplo típico do estilo renascentista holandês (dá para perceber a semelhança com algumas construções holandesas). Após sucessivas expansões, em 1624 o castelo finalmente tomou a forma de como se encontra hoje .

O interior do castelo é ricamente decorado, com tapeçarias, móveis, pratarias e obras de arte. Dentro há um museu com exposição da história dinamarquesa durante 300 anos, correspondendo ao período entre Frederik II, no século 16, até Frederik VII, no século 19. No porão estão os tesouros reais incluindo as jóias da coroa. É aberto para visitação diariamente (com algumas exceções às segundas feiras) entre 10 e 16 horas.

O castelo é de fácil acesso pois fica próximo ao centro no Kongens Have, o jardim do Rei. Esse parque constitui o mais antigo jardim real no país. Originalmente era uma jardim renascentista feito para o rei Christian IV, no começo do século 17.

Hoje em dia, o Kongens Have é um parque popular, bem no centro de Copenhague sendo visitado por 2,5 milhões de pessoas por ano. Durante o verão, o parque se torna palco para várias apresetações de música e teatro, incluindo peças infantis.

Sem dúvida alguma o Kongens Have é um parque muito agradável. Lá se vê várias pessoas andando de bicicleta (obviamente), fazendo pic nic, passeando apenas ou simplesmente deitadas na grama lendo um livro ou conversando. Resumidamente, um ótimo lugar para descançar no final da tarde.

E se não bastasse isso, ele faz divisa com outro parque, o Botanisk Have, jardim botânico, com algumas plantas bem diferentes das que estamos acostumados a ver. O jardim é como um museu vivo. Seu principal propósito é manter uma coleção de pantas diversa para ser usada em pesquisa e ensino. O museu presente no jardim possui uma das maiores coleções de plantas e fungos do mundo.

Enquanto caminhava pelo Botanisk Have, tive uma grata surpresa quando parei para dar pão para um cisne. Enquanto jogava os pedacinhos de pão para o  cisne, vi aparecer por entre suas asas a cabecinha de seu filhote. Se tratava de uma mamãe cisne que carregava não um, mas 3 filhotinhos que, sem pestanejarem, pegavam carona folgadamente nas costas da mamãe.

Depois de assistir ao pinguim roubando as pedrinhas no aquário em Bergen, essa foi a melhor visão do reino animal que tive na Escandinávia. Que gracinha.

Os pedacinhos de pão atraíram a atenção de alguns patos que vieram voando fazendo muito barulho, como todo bom pato. Porém, a cuidadosa mamãe engrossou o pescoço, grunhiu enfaticamente e espantou todos os patos curiosos que apareceram no local. E assim seus filhotes folgados  puderam sair de suas costas e nadar alegremente em direção aos paezinhos. Sem dúvida, uma fofura!

Enquanto alimentava, fotografava e filmava os cisnes, um cachorro se aproximou tentando inultimente afugenta-los. Os donos dele se aproximaram e começamos a conversar.

Os rapazes me disseram que o nome do simpático cachorrinho era Jacob.Embora os donos fossem dinarmaqueses, Jacob era belga e segundo os rapazes ele falava francês, dinamarquês e ingles, mas nao português. Sem dúvida um cachorro bem poliglota!

Jacob também gostava de passear na neve, nadar no oceano e comer chocolate belga. Bom não há dúvida que aquele cachorro leva uma vida que muitas pessoas, desejariam, afinal quem não gosta de nadar no oceano e comer algumas deliciosas trufas belgas?

Os donos me ensinaram alguns comandos e eu pude me divertir com a compania agradável do Jacob que festejava o início do verão dinarmaquês realizando muitos truques no parque.

Convidei o irriquieto Jacob para conhecer o Brasil, mas seus donos me disseram que ele não gosta muito do calor. Bom, apesar de ser belga, já era um típico dinarmaquês acostumado com o clima frio.

1 pensou em “Copenhague – Castelo Rosenborg, parques e cisnes

  1. Fine post. I was checking constantly this site and I am impressed! Really helpful information specially the last part :-] I take care of this kind of information a lot. I was searching this specific information for a long time. Many thanks and all the best.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.