Gante, Ghent ou Gent? Não importa, a “capital de Flandres” é linda independente do idioma

Gante, em português, Ghent em inglês, Gent em neerlandês ou ainda Gand em francês, é uma charmosa cidadezinha medieval, capital da região de Flandres na Bélgica. Como no idioma local é Gent, vamos seguir assim mesmo.

É até um fato histórico o porquê que essa bela cidade tem tantos nomes, por assim dizer. A explicação mais aceita é que o nome Gent deriva da antiga palavra gaulesa (celta) “Ganda”, que significa a confluência de dois rios, no caso, os rios Schelde e Leie . Mais tarde, as tribos germânicas que substituíram os celtas na área, adaptaram nome para Ganta.

Aliado a isso, ainda há a importância histórica de Gent para a região de Flandres e durante a Idade Média. Gent foi fundada no século VII em torno das duas abadias de São Bavão e São Pedro. Naquela época a cidade era conhecida ainda como como Ganda e foi construída entre os rios Schelde e Leie, já mencionados acima.

Por volta do século XI, a cidade foi destruída pelos normandos, e como resultado, os condes de Flandres decidiram construir uma fortaleza, que mais tarde ficou conhecida como Gravensteen. Um centro de comércio cresceu em torno desta fortaleza e Gent se tornou a capital de Flandres.

Foi nessa época, que o comércio de rendas e linho teve um enorme crescimento. Grandes navios traziam a glória e as riquezas de terras distantes para a cidade e Gent tornou-se então uma cidade de grande importância durante a Idade Média. Afinal, até o século XIII Gent foi a segunda maior cidade europeia, perdendo apenas para Paris. Dentro de suas muralhas viviam mais de 65 000 pessoas.

No século XIV, a cidade foi destruída por conflitos civis, enquanto que o século seguinte foi marcado por uma luta pelo poder. No século XVII, a cidade era palco de muitos cercos e guerras. Foi somente no século XVIII que Gent pôde retornar à prosperidade econômica, através do estabelecimento de novas indústrias.

Muita história para uma cidade tão pequena!

E com tudo isso, Gent ainda era totalmente desconhecida para mim. Uma vergonha, eu sei. Só fui ter o prazer de adicioná-la ao meu mapa, na minha terceira viagem para Bruxelas, quando em um domingo preguiçoso, estava pensando em retornar a Bruges, porém na estação de trem vi uma foto de Gent e não deu outra. Resolvi entrar no trem que me levaria para lá.

E posso dizer que foi uma ótima escolha! A saudade de Bruges vai ter que esperar até uma próxima viagem….

Gent fica ainda mais perto de Bruxelas do que Bruges, então, para quem está com pouco tempo, é mais uma ótima opção de bate-volta. O tempo médio de viagem entre Bruxelas e Gent é de 43 minutos, com o primeiro trem saindo logo que começa o dia, as 00:29! Mas não precisa pegar esse, por dia, circulam em média 77 trens entre Bruxelas e Gent, saindo um trem aproximadamente a cada 19 minutos.

Aqui tem algumas opções de horários entre 7:30 e 9:30. Afinal acordar cedo em viagem é bom, mas não precisa ser tããão cedo, rs. No site RailEurope tem muitas outras opções para madrugadores e sonecadores. O trem de Bruxelas sai da estação Bruxelles Midi e chega na estação Gent Sint Pieters.

Quando cheguei na estação, acabei tendo a surpresa de ver todas as informações de ônibus e trams em neerlandês. Sim, não haviam informações em inglês e nem em francês. Por outro lado haviam vários ônibus estacionados vazios e sem nenhum motorista que pudesse me indicar qual ônibus pegar para o centro histórico.

Então decidi colocar aqui as linhas e horários de ônibus para que ninguém passasse o mesmo perrengue de quem decide o destino de viagem na porta do trem como eu fiz.

Aqui tem várias informações sobre o transporte público de Gent. E se eu tivesse consultado antes, saberia que o tram 1, linha vermelha, é o que leva direto para a Korenmarkt, bem no centro histórico. E foi esse mesmo que eu peguei, quando surgiu o motorista. Outras opções são o tram 2 (laranja) e 4 (verde), mas esses dão uma volta maior. Essas três linhas na verdade levam de um lado para o outro de Gent, passando pelo centro.

O ticket deve ser comprado nas máquinas ou “Lijnwinkel”, existentes na estação Gent-Sint-Pieters ou na Korenmarkt para a volta. Uma curiosidade sobre os tickets de ônibus ou tram em Gent é que eles são válidos não somente na cidade, mas em toda a região do Flandres, já que é a mesma companhia que opera, a De Lijn. O ticket único custa 3,00 euros e é válido por até 60 minutos. Crianças menores de 6 anos, inválidos de guerra, desempregados, policiais e outros grupos específicos não precisam pagar a passagem.

Mas foi somente no trecho estação de trem-centro histórico que eu peguei o tram. Gent é pequena e fácil de andar o suficiente para ser desbravada a pé. Além do que é muito mais gostoso descobrir uma cidade a pé do que de ônibus e principalmente de metrô. Para falar a verdade, tenho muita preguiça de pegar metrô, só mesmo para grandes distâncias em cidades maiores e com pouco tempo disponível.

Assim, como a vizinha Bruges, Gent nos presenteia com horas de história, arquitetura medieval, arte e lindos canais. Parece que todos os cantos disputam nossa atenção e nossa máquina fotográfica. Fiquei apenas um dia, um bate-volta, e não deu tempo de ver tudo o que queria, então vale a pena “gastar’ mais um dia por lá. Principalmente se você é como eu que gosta de apreciar tudo com calma e qualidade. Não foi à toa que um cabojano me falou uma vez “vocês ocidentais gostam de apreciar e aprender né?” E foi nesse momento que percebi quantas perguntas eu estava fazendo a ele sobre o a cultura do Camboja, rs.

Bom, agora vamos parar de enrolação e viajar no tempo pelas ruas de Gent, mas só nos próximos posts.

Para saber mais:

Visit Gent

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.