A pequena sereia em Copenhague e região

Den Lille Havfrue (A Pequena Sereia) é um símbolo de Copenhagen, se localiza próximo ao mar, sobre algumas  pedras, em Langelinje. A estátua foi presente de Carl Jacobsen,  filho do fundador da famosa cervejaria Caslberg, para a cidade em 1913. Foi esculpida pelo, até então pouco conhecido, Edvard Erichsen. A idéia da escultura fazia parte da tendência na época de usar figuras clássicas e históricas para decorar os parques e áreas públicas em Copenhague.

A história da estátua é interessante. Em 1909, Carl Jacobsen assistiu ao solo da bailarina Ellen Price na peça A Pequena Sereia no Teatro Real. Ele ficou tão fascinado que a convidou para posar para a estátua. Ela concordou inicialmente, porém desistiu da idéia devido ao fato de ter que posar nua para uma escultura que se tornaria tão pública. Assim, a mulher do escultor Edvard Erichsen foi quem posou para o corpo.

A história:

A Pequena Sereia, escrita por Hans Christian Andersen, conta a história de uma jovem sereia que se apaixonou por um príncipe. Desde então, ela sempre vinha até a superfície da água para porcurar por ele. A história não tem um final feliz, a sereia procura uma feiticeira que pede sua voz em troca das novas pernas que daria. Além de perder a voz, a sereia também sentiria muita dor quando caminhasse, como se estivesse pisando sobre lâminas.

Apesar de todo o seu sacrifício, o príncipe a desprezou, negando o seu amor por ele. Um conto nem um pouco de fadas…

A escultura retrata então a sereia olhando para o mar, lembrando de sua juventude no mar, sem poder retornar.

O escultor usou de “licença poética” na criação. A Pequena Sereia possui pernas e cauda parciais, embora o conto de Hans Christian Andersen separa bem as partes onde ela possui cauda de peixe e quando possui pernas.

Porém essa mistura, na minha opinião, demonstra claramente as duas fases da vida da sereia, misturadas em um único corpo, bem como sua divisão interior entre a saudade do mar e o amor e sacrifício pelo príncipe insensível.

Seu olhar triste em direção ao mar completa a impressão sobre o sentido dado à escultura.

Uma curiosidae: sua cabeça já foi misteriosamente decapitada em 1998. Depois de algum tempo, a cabeça retornou ao lugar de origem…

O aniversário da estátua é comemorado todo ano em Agosto.

Região próxima à Pequena Sereia

Langelinje , onde se encontra a escultura, significa longa linha. É uma área abrangendo um píer e um parque. O local é um destino bme popular para grupos de turistas. A maioria dos navios de cruzeiros atraca nesse pier, o que o torna o porto mais visitado da Europa.

Foi construído originalmente em 1433 como um local de defesa para a cidade, sendo mais tarde expandido. Além das embarcações, nessa região se vê inúmeros cataventos para obtenção de energia eólica.

Saindo da região onde está a Pequena Sereia e voltando em direção ao centro, encontra-se no caminho a Gefionspringvandet. Essa fonte é o maior monumento em Copenhague. Foi criada por Anders Bundgaard e inaugurada em 1908 na ocasião da celebração do 50° aniversário da cervejaria Carlsberg.

Segundo a lenda, a deusa Gefion, representada na fonte, foi quem criou a ilha Zelândia, hoje está situada Copenhague. Da fonte dá para avistar o Palácio Amalienborg.

Ainda na região, temos o Kastellet, uma das fortificações mais preservadas no norte da Europa. Foi construída na forma de um pentagrama e era o principal forte da cidade no século 18.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães utilizaram o local como centro estratégico na sua ocupação da Dinamarca. Tem uma bonita área verde e várias construções incluindo uma igreja e um moinho de vento. Algumas atividade militares ocorrem no local, porém Kastellet é principalmente um parque público e sítio histórico.

2 pensou em “A pequena sereia em Copenhague e região

  1. Em passeio por Copenhagen hoje , finalmente, conheci a pequena sereia e sua lenda. Adorei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.