Oslo – Na Karl Johans Gate a caminho do Palácio Real


Estando em frente à estação de trem de Oslo, tem-se a Karl Johans Gate é a rua principal de Oslo. Ela vai da estação de trem até o Slottet (Palácio Real). É um lugar bem bonito e agradável para andar, com restaurentes, lojas e galerias.

Andando na Karl Johans Gate, em direção ao Slottet, do lado direito vê-se a Oslo Domkirke, (Catedral de Oslo) construída em estilo barroco em 1697.

Quando eu fui, em 2008, estava fechada para reformas, mas agora já está aberta novamente ao público.

A parte de trás da catedral é rodeada pelo Bazaar (Basarene ved Oslo Domkirke), um edifício com uma torre coberta de verde metálico, assim como a Catedral.

Continuando na Karl Johans Gate chega-se ao Stortinget, que fica do lado esquerdo. Stortinget é o prédio do parlamento construído em 1866 por um arquiteto sueco. Há visitas guiadas no verão (de 25 de junho a 20 de agosto) e aos sábados (de 10 de setembro a 10 de junho). A entrada é gratuita.

Ainda na Karl Johans Gate, logo após passar o Stortinget indo em direção ao palácio real, tem-se a Spikersuppa, que é uma praça bonita e agradável, lugar ideal para uma parada de descanso ou para tirar fotos da tulipas belíssimas que compõem os jardins.

Próximo a Spikersuppa está o Nationaltheatret, o maior teatro da Noruega, aberto em 1899. O Nationaltheatret é um dos 5 teatros nacionais noregueses e apresenta peças clássicas e contemporâneas.

O Ibsen Festival e o Contemporary Stage Festival ocorrem bianualmente em anos alternados. Para quem gosta de teatro, pode-se obter a programação completa no site www.nationaltheatret.no.

Em frente ao Nationaltheatret, está a Universidade de Oslo, fundada em 1811. É a maior e mais antiga universidade da Noruega.

A Karl Johans Gate termina na Frederiks Gate em frente ao parque Slottsparken, onde está o Slotten, Palácio Real, construído entre 1825 e 1849 com estrutura neoclássica. O parque é bem agradável e é aberto ao público.

Para quem tem paciência, dá para assistir a troca da guarda que ocorre diariamente às 13:30. Uma bandeira vermelha sinaliza quando o rei está no palácio e, nessa ocasião, uma banda também participa do ritual da troca da guarda. Há visitas guiadas em inglês para conhecer o palácio. O tour tem duração de 1 hora. Os ingressos podem ser comprados no Billetservice e em postos oficiais. O Oslo Pass não dá direito à entrada no palácio.

Quando eu assisti a troca da guarda, a principal atração acabou sendo um garotinho norueguês que ficava imitando os guardas o tempo todo. Ele imitava tão certinho e tão sério que todos começaram a olhar para ele. Mesmo quando já tinha terminado a troca, o garotinho continuou a marchar e bater continência. Quando um dos guardas olhou para ele, o garoto ficou ainda mais sério e bateu continência para o guarda. Não deu outra, todos que ainda estavam presentes começaram a rir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.