Bergen – Finalmente os fiordes…

A beleza natural da Noruega, em especial de Bergen, já dá para perceber desde o avião. A paisagem é realmente bonita, formada pelo oceano, muitos lagos, montanhas e, claro, pelos fiordes. Não dá para ir para Bergen e não fazer um passeio pelos fiordes, incluídos também na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

Existem diferentes tipos de passeios pelos fiordes para todos os tipos de bolso (lembrando que, em se tratando da Noruega, o bolso tem que ser bem recheado…). Os passeios variam de duração, sendo que alguns incluem pescaria e outros atrativos. Os tickets podem ser comprados no Tourist Information.

Comprei o ticket da White Lady para conhecer os fiordes. A duração do passeio foi de 4 horas e custou 430 NOK por pessoa.

Não dá para descrever aqui o passeio, esse post ficaria imenso e mesmo assim não transmitiria metade da beleza dos fiordes. A paisagem é magnífica, as montanhas são altíssimas, o tour emociona e encanta. São 4 horas de paisagens belíssimas, fotografias e vídeos que tentam inultimente memorizar a beleza, brisa no rosto e a recompensa de ter ido visitar um dos patrimônios da humanidade, muito merecido por sinal.

Vale a pena, principalmente para os amantes da natureza e de belas paisagens.

As fotos abaixo não fazem jus à beleza do local, afinal é difícil uma câmera conseguir captar a beleza e a emoção que nossos olhos vêem e o coração sente. Não conheci os fiordes de Oslo para comparar, mas quem já fez o passeio pela região me falou que os fiordes de Bergen são bem mais bonitos.

Para quem gosta de tirar fotos e filmar é bom ir com um cartão a mais para evitar frustações.

Mais paisagens

Um dos últimos lugares que fui em Bergen foi o Floibanen Funicular.  Esse bondinho é uma das atrações mais populares. Ele sai do centro da cidade e leva até o topo da montanha Floyen (uma das sete montanhas ao redor de Bergen), a 320 metros acima do nível do mar.

A subida dura 7 minutos, o bondinho possui janelas panorâmicas onde dá pra ver tanto o trajeto dos trilhos quanto a cidade de Bergen. De lá de cima do Floyen tem-se uma vista linda da cidade, além de restaurante e loja. Também há algumas trilhas para quem quiser fazer uma caminhada super agradável.

O ticket de ida e volta custou 70 NOK. O bondinho parte a cada 15 minutos, então dá para apreciar tranquilamente a vista lá de cima e ainda fazer uma caminhada relaxante por uma trilha maravilhosa.

Entre Bergen e Oslo

Saindo de Bergen fui para Oslo. A viagem de trem por si só já vale a pena (tirando os túneis que insistem em interferir com a visão). A paisagem é toda muito linda, vale a pena ir durante o dia para apreciar a vista.

A paisagem é composta por montanhas cobertas de neve e lagos formados pela água que escorre das montanhas. No percurso também é possível ver algumas estações de esqui e casinhas de madeira rodeadas por muita neve.

25 pensou em “Bergen – Finalmente os fiordes…

  1. Olá Valéria! Estou planejando uma visita aos fiordes, e os seus relatos de viagem estão sendo interessantíssimos para mim. Por favor, gostaria de consultar-lhe se o roteiro dos fiordes que vc escolheu é, de fato, o mais representativo dos que existem por lá. Não sei quantos fiordes são, nem quais são os mais atraentes. Estando em Bergen, o roteiro para os fiordes que vc escolheu era o mais bonito? As 4 horas de passeio na embarcação são, de fato, suficientes para explorar razoavelmente os cenários, com fotos e tudo?
    Outra coisa: vc levou dólares ou reais? Caso tenham sido reais, o câmbio foi fácil? Se não levar dinheiro em espécie, como se faz pra sacar reais lá (pra depois fazer o câmbio), existe alguma agência do Banco do Brasil, ou é possível sacar reais em algum outro banco? O uso de cartão de crédito enfrentou alguma dificuldade?
    Desde já, agradeço-lhe muito pela atenção e pelas dicas.
    Abraço!!

    1. Olá Paulo.
      Existem vários fiordes na Noruega e os de Bergen são os mais famosos. Eles são lindos e vc não vai se arrepender de fazer esse passeio. Existem alguns tours com duração maior do que 4 horas, porém, eles podem ser mais cansativos. Eu gostei bastante dessa opção de 4 horas. No Tourist Office, em frente ao Fish Market vc encontrará várias outras opções, caso queira incluir pescaria ou outra atividade por exemplo. O pessoal do Tourist Office pode te dar todos os detalhes, eles são bastante atenciosos.
      Eulevei dolares e euros. Não costumo levar reais. Lá em Bergen, acabei trocando os dólares, já que iria gastar os euros nos outros países. Vc pode trocar o dinheiro no próprio Tourist Office. É bem fácil de achar, fica bem no centro, perto do Bryggen, o mesmo lugar onde vc pegará o barco para os fiordes.
      Não me lembro de ter visto agência do Banco do Brasil em Bergen. Mas é fácil de usar o cartão. Eu usei até mesmo para pagar o ônibus do aeroporto até o centro de Bergen, pois ainda não tinha trocado o dinheiro
      Aproveite bastante, a Noruega é linda, mas é carinha, o dinheiro vai igual água. Se vc tiver mais alguma dúvida me fale.
      Boa viagem!

      1. Olá Valéria, tudo bem?
        Moro na Alemanha e estou querendo ir até Oslo e Bergen. A passagem de trem de Oslo para Bergen voce comprou na hora, ou sabe se tem algum site onde posso dar uma olhada? Porque acredito que comprando antecipadamente, consegue-se desconto.
        Muito obrigado e as votos estão otimas.

        1. Olá Rafael. Obrigada pelo elogio. Eu comprei o passe de trem para 5 países aqui no Brasil e troquei o passe pela passagem na estação de Bergen. Acho difícil ter desconto, pelo menos nunca vi uma promoção para passe de trem. Eu comprei na hora mesmo e foi bem tranquilo. Nos países da Escandinávia eu tive que pagar um acréscimo no valor da passagem correspondente à reserva, mesmo comprando com o passe. Nos outros países da Europa, eu não precisei pagar essa reserva. Aproveite bastante a viagem. A paisagem entre Bergen e Oslo é linda. Depois volte aqui para compartilhar sua experiência. Boa viagem!

          1. Nossa menina, adorei seus comentários, é difícil achar uma descrição tão detalhada e simples ao mesmo tempo, “viajei” em seus comentários. Bem, o que gostaria de saber é aonde vc comprou esse passe de trem aqui no Brasil. Ja esta em cima da hora, pois viajo amanha (18/04)mas quem sabe ainda da tempo de comprar. Vou com meu esposo de São Paulo para Oslo, Bergen e Suecia, por 2 semanas, e seria um adianto ja ir com tudo na mão, certo? um bj e muito obg. Conto na volta minha experiência

          2. Olá Ana, obrigada pelos elogios. Eu comprei o passe no STB, mas já que vc a essa hora deve estar dentro do avião, ao chegar em Oslo, vc pode entrar no site da Eurail (na página Kit Utilidades tem o link para o site) e lá escolher o tipo de passe e compra-lo. Veja apenas se o prazo de entrega atende a sua permanência na cidade. Se não for possível comprar o passe, vc pode comprar a passagem para cada trecho na estação de trem mesmo. É bem tranquilo e eles te passam todas as informações que vc precisa. Boa viagem! Aguardo sua volta com seus comentários.
            Um abraço

  2. Oi Valeria.
    Pode me dizer o que levar para Bergen em Setembro.Vou fazer vinte dias e sei que está entrando o outono europeu.Onde posso fazer compras em Oslo, que será minha primeira parada.
    Obrigado pelas orientações em seu Site,são de extremo valor para nós viajantes.
    Um abraço.

    1. Olá Tatiana, leve roupas de inverno mesmo. Eu fui na primavera e fazia 14°C. Após as 16:00 fica bem friozinho. Pode levar botas mais quentes, casacos pesados, blusas de lã e capa de chuva. Em Oslo, na região da Karl Johans Gate você encontrará muitas lojas e um shopping, mas se prepare, os preços na Noruega são bem salgados. Melhor você deixar para comprar lá somente um casaco mais pesado ou outro tipo de roupa que você não encontrar por aqui, caso necessário. Obrigada pelos seus comentários, é um prazer ajudar quem ama viajar como eu. Aproveite bastante Bergen, é uma cidade muito bonita. Na volta, conte sobre sua viagem.

  3. Olá Valéria. Li o seu relato sobre o uso de cartões e gostaria de saber se a senha dos seus cartões são de 4 ou 6 digitos, pois os meus são de 6 e soube que na escandinávia os cartões de chip são todos de senha de 4 dígitos! Estou preocupada do meu cartão não funcionar e ficar sem ter como sacar! Não quero levar muitos euros em espécie, para não perde na conversão 2 vezes, já que só farei os 3 países da escandinávia (cada um com a sua moeda)e nenhum país de euro! Obrigada, Ana

    1. Olá Ana Lúcia. Eu não tive problema com cartões na Escandinávia. Usei na Noruega, Suécia e Dinamarca. Visa e Mastercard são bem aceitos. Já o American Express não é muito aceito na Europa em geral. O melhor a fazer é ligar na sua operadora e confirmar com eles o uso, mesmo porque muitas operadoras pedem para avisar o uso dos cartões fora do Brasil por questões de segurança. Em todo o caso, é bom trocar uma pequena quantia de dinheiro para pagamenos pequenos. Boa viagem.

  4. Oi Valeria. Td. bem? Eu vou para Noruega no proximo ano, mas já estou fazendo as reservas e quero ir ao Fiord Geiranger. É fácil ir de Bergen para lá. Provavelmente irei de onibus. Consigo fazer isso em 3 dias? Ah. Outra coisa. Onde consigo guardar malas lá, pois não quero levar bagagem e depois retorno para Bergen. Ou tem um passei de 1 ou 2 dias por lá para Geiranger? desde já agradeço.

    1. Olá Sônia, eu não fui para Geiranger, então nao sei te falar com certeza sobre a quantidade de dias necessários. Quanto à bagagem, se voce irá sair e retornar para Bergen, vc pode ver no próprio hotel se eles disponibizam um lugar para deixar as malas. Alguns hoteis e mesmo hostels possuem um luggage room. Caso não seja possível, vc pode deixar as bagagens na estação de trem. Lá tem um locker para guardar as malas. No site Virtual Tourist tem mais informações sobre a estação de trem de Bergen. Boa viagem!

  5. Olá Valeria, muitissimo obrigada por todas as informaçoes.
    temos muitas dúvidas, a primeira é não falamos nada em ingles, como me viro ou vou morrer de fome?também temos pouco tempo entre Oslo e Bergen são cinco dias onde devemos ir?
    Se possível pode me enviar seu fone para entrar em contato vou adorar.
    Fátima

    1. Olá Fátima, na falta do inglês dá para se virar com a linguagem universal dos gestos mesmos. Os noruegueses são bem atenciosos, então acredito que vocês não passarão por dificuldades. Mostre às pessoas o que você quer comprar ou os nomes dos lugares que queira ir que eles te indicarão. Na Alemanha encontrei muitas pessoas que não falavam inglês e no final dava tudo certo, mesmo eu também não falando alemão.
      Quanto aos dias, eu fiquei 2 dias e meio em Bergen e 3 em Oslo. Como Bergen é pequena, dá para fazer muita coisa a pé. A região do Bryggen é ótima para se visitar e bem centralizada. De lá você pode pegar a embarcação para conhecer os Fiordes, que são imperdíveis. Se vocês gostam de parques, eu indico conhecerem o Vigelandsparken em Oslo. o castelo Akershus Slott também é um local bem interessante.
      Boa viagem
      Abraço

  6. Olá Valeria! Adorei seu relato da viagem! Moro na França e estou planejando uma viagem pra Noruega em janeiro… Sei que é invernão pesado mas já estou me acostumando ao frio e ouvi dizer que é muito tipico conhecer essa regiao no inverno… Queria muuito fazer o passeio dos fjords… Você sabe se esse passeio é disponivel no inverno? Pq na internet encontro informações diferentes… Tem sites que dizem que é só nas outras estações e outros que dizem que é durante todo o ano… Obrigada! 🙂

    1. Olá Ana, algumas companias deixam explícito que não fazem o passeio no inverno, outras não mencionam nada. Na verdade, tudo vai depender das condições climáticas. Por exemplo, da última vez que estive na Grécia, tive problema para sair de Santorini por causa do tempo ruim, mas isso nos foi avisado pois também era inverno (dezembro). Procure companias que ofereçam o serviço em embarcações próprias para essa época, pois a que eu usei era aberta. Também dê preferência para o horário mais cedo, nessa época costuma escurecer bem cedo, em torno das 14:00.
      Boa viagem

  7. Oi Valeria, amei tudo o que vc. falou e mostrou.
    Eu e meu marido estamos querendo ir a Oslo em maio/2012, e nas minhas pesquisas tenho encontrado informações que diferem em cada site.
    Gostaria de saber se vc. pode me ajudar:
    1- Na primavera, a sensação termica é muito inferior a 14 ou 15°C de temperatura.Ou é suportável. Sou de Curitiba e estou um pouco acostumada com isso, mas tenho medo de não levar roupas apropriadas.
    2- Vc. acha que R$ 70,00 (reais) para cada refeição é suficiente para 2 pessoas?
    3- Para ir à Lapônia é fácil, ou é inviável por causa da distância e preço.
    Sabe que enviei um e-mail para a embaixada da Noruega e fiz algumas perguntas deste tipo e não me responderam, apenas me indicaram alguns sites (que já havia consultado). A minha ideia inicial era ir para Palma de Maiorca na Espanha e mandei um e-mail para embaixada, vc. precisa ver como fui bem tratada. Ontem recebi em casa, pelo correio, um farto material sobre as ilhas da Espanha. A embaixada espanhola deu um baile na norueguesa.
    Valeria, muito obrigada pelo que vc. me informou e vai informar.
    um beijo
    Ana

    1. Olá Ana, obrigada pelos seus comentários. Bom saber que a embaixada espanhola forneceu todas as informações necessárias.
      Eu também fui para a Noruega em maio e a temperatura era por volta de 14°C mesmo. Atualmente estou morando em Curitiba, mas a sensação térmica na Noruega é diferente da que temos aqui. Embora o sol se ponha por volta das 11 da noite, após 4 ou 5 horas, o clima começa a ficar mais frio. Para se precaver, é melhor levar roupas mais quentes. Durante a manhã e a tarde dá pra usar roupas mais leves (levando-se em conta a temperatura de Curitiba, rs), mas à noite é melhor usar um casaco. A Noruega é linda, mas infelizmente cara, dependendo do restaurante que vc escolher, 70 reais não serão suficientes nem para uma pessoa. Uma dica para economizar é comprar alimentos nos supermercados ou lojas de conveniência. Eu comprava muito sanduiche de camarão ou salmão, que são deliciosos. Se vc preferir comer em restaurantes mesmo, melhor evitar aqueles localizados nos pontos turísticos.
      Ainda não conheço a Lapônia, então infelizmente não posso te ajudar nessa questão. Aproveite a viagem, depois volte para contar como foi.
      um beijo

  8. Ola Valeria,

    Achei muito interessante os seus relatos de viagem, as fotos estao belissimas.

    Estou pensando em ir para oslo comeco de abril- 2012, gostaria de saber se vale a pena ir em abril , por que vi alguns sites que os passeios de fiordes so abre, a partir de maio, gostaria de confirmar esta informacao.
    Um outra pergunta estou pensando em passar 4 dias, voce indicaria quantos dias em Oslo e Quantos em Bergen ? Quanto tempo leva entre as duas cidades ?
    Muito Obrigada:!

    1. Olá Camila,
      O passeio que fiz aos fiordes pela White Lady realmente funciona somente entre maio e outubro, por causa do clima. No entanto, existem alguns outros tours que operam o ano todo, como o Hardangerfjordekspressen Bergen-Rosendal, que vai de Bergen até Rosendal e o Norway in a Nutshell. Você pode obter mais informações no site http://www.visitbergen.com. Lá tem o site e email dessas operadoras e você pode tirar suas dúvidas com eles. Você pretende dividir os quatro dias nas duas cidades? Se for isso eu ficaria 2 dias em cada, mas se você tiver mais tempo ficaria 3 dias em cada cidade. Oslo é maior, mas Bergen é mais bonita. Eu fiz o percurso de Bergen a Oslo de trem e levou em torno de 7 horas. Não sei quanto tempo é de carro ou ônibus, mas o caminho compensa pois a paisagem é muito bonita. Boa viagem

  9. Obrigada Valeria por todas as dicas. Posso comprar o ticket de trem Oslo-Bergen, pela internet agora? Vou em junho para lá. obrigada

    1. Sônia, é bom comprar com antecedência. Quando eu fui, comprei o meu passe para 5 paises no STB e ele quase não chegou a tempo, foi um sufoco. Aliás esse foi apenas um dos muitos sufocos que passei com o STB. Um detalhe, mesmo comprando o passe, é necessário pagar uma taxa para reservar o horário. Eu tive que pagar essa taxa em todos os países da Escandinávia, nos demais países da Europa não foi necessário. Se você precisar, pode comprar na própria estação também. Embora eu sempre compre aqui no Brasil com antecedência, já comprei no guichê da estação de Viena para Praga e foi bem tranquilo. Na seção Kit Utilidades (item Aeroportos, trens e metros) tem alguns links para a compra de passes de trem na Eurail e Eurostar.

    1. Olá Débora, o trajeto dura em torno de 7 horas. A Eurail possui 4 horários de saída de Oslo para Bergen: 8:11, 10:37, 16:09 e o noturno 23:11, que dura um pouco mais (quase 8 horas) e não funciona aos sábados.

  10. Valeria , boa tarde
    Gostaria de saber como faço para ir de trem de Bergen a Flam e de Flam a Oslo, como comprar passagens ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.