E finalmente…. o Atomium

Sim, finalmente o Atomium será incluído no Mapa, e por que finalmente? Porque só fui conhecer o Atomium na terceira vez em que estive em Bruxelas. Apesar de toda a sua fama e de ser um dos símbolos da cidade, demorou 3 viagens para que eu pudesse visitá-lo. Isso porque realmente minha paixão são as construções antigas, sítios arqueológicos e museus, então construções mais modernas acabam ficando em segundo plano. E também porque o Atomium fica longe da região central. Mesmo para os entusiastas da caminhada para descobrir e sentir melhor a cidade é preciso pegar ônibus, metrô, uber, o que for, para chegar até a famosa construção.

Impressionante sob qualquer ângulo

O Atomium, conhecido como o mais belga de todas as construções, nem é tão novinho assim. Ele foi construído em 1958, o que torna sua estrutura ainda mais fascinante, Exibição Universal de 1958, mais conhecida como Expo 58. Essa feira ocorreu entre abril e outubro desse ano, sendo a primeira feira a reunir as nações após a Segunda Guerra Mundial.

Por isso, sua forma simboliza o uso da energia nuclear para fins científicos pacíficos. Muito apropriado para o espírito da época e que continua até hoje.

Possuindo 102 metros de altura, suas nove esferas interconectadas, representam um cristal do elemento Ferro ampliado em nada menos que 165 bilhões de vezes!

Essa mágica da engenharia foi desenhada pelo engenheiro André Waterkeyn (1917-2005), enquanto as esferas foram adaptadas pelos arquitetos André e Jean Polak.

Além se ser um símbolo de modernidade aliada à pacificidade, o Atomium também representa a igualdade entre homens e mulheres, uma vez que para os cargos de diretoria e staff, há sempre os representantes masculinos e femininos. Isso sim é que é discurso de igualdade posto em prática.

Aqui vão alguns números do Atomium: Suas 9 esferas possuem 18 metros de diâmetro e são conectadas por 20 tubos com diâmetro de 3 metros e 30 cm. Toda a estrutura está apoiada em 3 pilares, conhecidos como bipodes.

Há na internet cerca de 873 mil referências e 12 mil sites com links que levam aos site oficial. Bem 12 mil e 1 agora com esse post. A página oficial do Facebook conta com mais de 13 mil seguidores. Soma-se ainda mais de 45 mil fotos compartilhadas no Flickr.

E os números não param, o site oficial recebe cerca de 2.300 visitantes por dia enquanto o Atomium recebe cerca de 600 mil visitantes por ano. O maior pico de visitas foi em 17 de agosto de 2008, quando nada menos que 4.700 pessoas estiveram por ali.

E com tudo isso, o Atomium foi construído para ser desmontado logo após a feira, mas sua crescente popularidade, garantiu que ele continuasse de pé até os dias de hoje e por muitos mais que virão. Aposto que você conhece uma história francesa semelhante a essa, rs.

Então, vamos parar de conversar e entrar logo no Atomium, para isso, é só pegar o elevador que leva direto ao nível 7, ou a esfera mais alta, com uma velocidade de 5 metros por segundo, ou 18 km/h. Isso mesmo, é o elevador mais rápido da Europa.


O elevador construído em 1958 recebe manutenção a cada início de ano. Ele foi alterado com a instalação de um vidro no teto que permite ao visitante ver a entrada do tubo principal e sentir a velocidade com que o elevador sobe

No nível 7 temos uma vista panorâmica mais que maravilhosa. Acima dele, só o nível 8, onde fica o restaurante, de livre acesso para visitação. Já para quem quiser fazer uma refeição no restaurante, os horários de funcionamento são entre 11:30 e 14:30 para almoço e 19:30 e 23:00 para jantar, mas é necessário fazer reserva.

Mas, voltando ao nível 7, que é bem mais interessante que o restaurante, na minha opinião, é possível ter uma vista panorâmica de 360° da região. Uma construção que se destaca é o Palais des Expositions Heysel 5, que como o nome indica, é um local de exposições, eventos e shows, construído em estilo Art Deco na mesma época do Atomium.


Além das construções tão pequenas vistas lá de cima, ainda tem a natureza exuberante que, na paisagem, vai de encontro com as esferas do Atomium.

Outra atração que dá para ver e que eu ainda não tine a oportunidade de conhecer é a Mini-Europe, um parque em miniatura localizado em Bruparck que contém cerca de 350 construções de 80 cidades europeias, além de modelos de trens, teleféricos, paisagens e outros. Me parece ser super interessante, mas o tempo foi pouco para inclui-lo nesse mapa. Bom, pelo menos consegui ver alguma coisa lá de cima.

Os tubos com as escadarias possuem luzes diversas que deixa a visita além de colorida, muito divertida. Eu adorei isso.

Descendo agora para os níveis 1 e 2, chegamos ao espaço de exibição permanente, com fotos e documentos da época da construção do Atomium.

Já os níveis 3, 4 e 5 são dedicados a exibições temporárias, desde a reinauguração em 2006. As exibições normalmente são sobre temas de interesse de instituições científicas, cobrindo dois principais temas: arquitetura e desenho.

Vale reservar um tempinho também para uma caminhada nos arredores do Atomium. O Parc D’Osseghem é muito agradável, com uma atmosfera tranquila e belas paisagens. Além de oferecer bons pontos para fotos do Atomium de longe.

O Atomium abre todos os dias do ano das 10:00 até as 18:00, mas a bilheteria fecha as 17:30. No Natal e Ano Novo tem horários diferenciados. Dias 24 e 31 de dezembro fecha mais cedo, as 16:00. Dia 25/12 e 01/01,
abre mais tarde, as 12:00, então é preciso se planejar melhor nessas datas.

O ingresso custa 15,00 euros para adultos, acima de 65 anos paga 13,00 euros. Menores de 18, estudantes e portadores de necessidades especiais pagam 6,00 euros. Crianças e pessoas com mobilidade reduzida tem entrada gratuita.

É possível comprar o ingresso online, mas eu comprei ao chegar no local sem nenhum problema. Também dá para comprar o ingresso Atomium mais planetário com um pequeno acréscimo de 1,00 a 2,90 euros, dependendo do tipo de ingresso.

Dá para chegar lá de metrô, linha 6, descendo na estação Heysel, perto da Mini-Europe. O ônibus de turismo CitySightseeing também passa por lá obviamente, mas somente a Linha 1 ou Linha azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.