Bruxelas, arquitetura, música, chocolates e cerveja

Antes de conhecer Bruxelas, li vários comentários de mochileiros e outros viajantes do Brasil e mesmo da Europa dizendo que a cidade não compensava, que um dia ou dois bastavam, que a melhor coisa a se fazer em Bruxelas era pegar o trem para Brugges, dentre outras coisas. Bom, devo dizer que discordo totalmente. Adoro Bruxelas.

Bruxelas

A primeira vez que fui para lá foi em 2006, vindo de trem de Amsterdam, ou pelo menos era o que eu pretendia. Como sempre acontece comigo, andar de trem vem sempre acompanhado de vários imprevistos.

048Bruxelas

760Bruxelas
Entrei no trem na Central Station em Amsterdam com destino a Bruxelas. Faltando apenas 45 minutos pra chegar anunciaram, em holandês obviamente, pois nesses momentos eles nunca falam inglês, que houve um acidente e por isso devíamos descer em Rotterdam. De lá tive que pegar mais outros 3 trens para chegar em Bruxelas, em um troca troca de trem em Utrecht, Breda e Roozendaal. Resultado, eu tinha planejado estar em Bruxelas às 15:00, mas só consegui chegar às 19:00.

331Bruxelas

773Bruxelas

Na segunda vez, em 2008, fui também de trem, mas dessa vez saindo de Berlim, e contrariando todas as expectativas, correu tudo bem. Da terceira vez, em 2013, fui direto para Bruxelas saindo de Guarulhos com troca de aeronave em Frankfurt.

762 - Grand Place 19

822 - Hotel de Ville 18

A cada vez fiquei hospedada em um lugar diferente, da primeira vez, me hospedei no Centre Vincent Van Gogh – Le Chab, da segunda vez escolhi o 2GO4 – Quality Hostel e na terceira, me hospedei no hotel Radisson Blu. Recomendo qualquer um deles. Os três são bem localizados e com bom atendimento, então a escolha fica conforme o orçamento de cada um mesmo.

344Bruxelas

390Bruxelas

E por que eu digo que Bruxelas vale a pena? Ela pode não ser glamourosa como Paris ou imponente como Berlim, mas tem seu charme sim. Primeiro pela arquitetura muito bonita e pela deslumbrante Grand Place, tida como a praça mais bonita da Europa, e com razão. É um dos lugares que não me canso de passar quando estou em Bruxelas. E a cada vez que retorno, continuo me maravilhando com os belos prédios, em especial o Hotel de Ville ou Stadhuis, em estilo gótico que domina a praça.

107Bruxelas_HotelDeVille_12

103Bruxelas_GrandPlace_16

Segundo porque lá está um dos museus mais fascinantes que conheci, o Musée des Instruments Musicale, onde é possível não apenas conhecer os mais variados instrumentos musicais de todo o mundo e época, como também ouvir os sons que eles produzem em lindas melodias.

Terceiro porque a comida é ótima, com bons restaurantes em qualquer lugar.

032Bruxelas

Dois em especial eu recomendo. O Orphyse Chaussette para os apreciadores da Slow Food e culinária francesa. O cardápio é ótimo e os pratos são muito bem preparados. Foi uma das melhores refeições que tive na cidade e por isso acabei retornando a esse restaurante. Além disso, o atendimento é muito bom e o ambiente super agradável. O ponto negativo é que é caro, mas vale a pena para uma noite especial. O restaurante não tem site, mas fica na rua Charles Hanssens, quartier du Sablon.

323Bruxelas_OrphyseChaussette_06

O outro restaurante que indico é a Brasserie de La Roue D’Or. Ele fica perto da Grand Place, na rua des Chapeliers. O cardápio também é muito bom e eu gostei especialmente da sobremesa. Recomendo muito, mas infelizmente o preço não é lá muito convidativo, até porque sua localização tão perto da Grand Place favorece o valor mais alto.

125Bruxelas_LaRoueDOr_01

O quarto motivo vai para os chocólatras de plantão, como eu. Bruxelas é conhecida pelos seus chocolates deliciosos. Uma perdição para qualquer um. É praticamente impossível visitar a cidade e sair de lá sem levar várias caixas de chocolates na mala. Eu pelo menos compro sempre, seja para mim ou para dar de presente.

790 - Galeries Royales 05

Uma chocolateria que vale a pena conhecer é a Pierre Marcolini. São chocolates finos, de sabor inigualável. O atendimento também é ótimo, quando fui, o vendedor me explicou todos os principais sabores disponíveis e a história do seu dono fundador e ainda pude fazer uma degustação.

Claro que sai de lá com várias caixas. Por ser chocolates finos, o valor é mais alto. De qualquer forma, existem muitas outras lojas que vendem chocolates com preços mais convidativos para quem não desejar gastar tanto.

033Bruxelas_PierreMarcolini_01

O quinto motivo é o melhor de todos, a cerveja belga! Em qualquer restaurante, bar ou mesmo no hotel, você pode saborear uma deliciosa cerveja trapiste. A minha preferida é a Chimay, embora seja até difícil falar de uma preferida, já que todas são muito boas. Quando comento com eles o valor da cerveja belga no Brasil, ninguém acredita. Até eles acham um absurdo.

625Bruxelas_LaRoueDOr_02

Há várias lojas especializadas em cerveja, de todos os tipos. Eu não compro nelas, na verdade vou ao supermercado onde se acham as mesmas cervejas com um preço melhor. Já pedi no caixa para embalar bem, pois eu iria trazer para o Brasil, e eles embalaram na maior boa vontade. Chegaram todas inteiras.

078Bruxelas

Se tudo isso não bastasse, Bruxelas é agradável e fácil de ser conhecida a pé. Eu peguei metrô apenas para ir da estação central, Brussel Centraal ou Bruxelles Central para os hotéis e quando fui visitar o Atomium, que fica mais afastado. Todo o restante deu para fazer caminhando e curtindo a cidade.

162Bruxelas_BruxellesCentral_1

A cidade é sede da União Européia e da OTAN. O francês é a língua mais falada, outro motivo para eu gostar de Bruxelas, ao contrário de outras cidades do interior como Ghent e Brugges onde se fala mais o neerlandês que é bem difícil de entender. Para quem não fala francês, dá para se comunicar em inglês perfeitamente.

319Bruxelas

618 - Parc de Bruxelles 05

Então, por tudo isso, vale a pena sim conhecer Bruxelas e desfrutar de seus encantos e particularidades.

Nos próximos posts, falarei com mais detalhes das suas atrações, lugares famosos e museus e igrejas interessantes.

754Bruxelas

738 - Bruxelas 17

Mais informação

Visit Brussels

City of Brussels

Brussels Info

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.