A vida em Madri parece ser muito boa. A impressão que se tem é que os madrilenhos passam o tempo todo nos bares e restaurantes comendo e se divertindo. E não há como negar, sentar em um bar para comer tapas acompanhadas de uma boa cerveja é uma delícia.

Mas vamos começar pelo café da manhã. A cidade acorda tarde, então dá para tomar café a qualquer hora da manhã. O mais comum em Madri é o chamado cortado que nada mais é do que o café com leite. O cortado é tão popular que se você quiser tomar café puro, deve especificar, no caso peça um café solo ou negro.

Cortado com tapas de salmão e queijo brie como café da manhã

Os madrilenhos também almoçam tarde, o horário normal para o almoço é entre 15:00 e 17:00, antes disso é muito difícil encontrar algum restaurante aberto. A notícia boa é que, se não dá para almoçar nos horários mais tradicionais, podemos “tapear” à vontade nos muitos bares distribuídos pela cidade.

Tapas constituem uma variedade de petiscos, aperitivos ou lanches na culinária espanhola. Segundo a lenda, a tradição das tapas começou quando o rei Afonso X de Castela, após se recuperar de uma doença ao beber vinho com pequenas porções de comida entre as refeições, proibiu os bares de servirem vinhos aos clientes, a menos que estes fossem acompanhados por um pequeno lanche ou tapa.

O vinho está presente na vida dos espanhóis e faz parte da origem das tapas

Originalmente as tapas eram fatias de pão ou de carne que os frequentadores das tavernas da Andaluzia usavam para cobrir os copos de xerez (vinho fortificado feito de uvas brancas) enquanto tomavam. Dessa forma, eles evitavam que moscas de fruta pousassem sobre a bebida.

A carne utilizada para cobrir o xerez normalmente era presunto ou chouriço, ambos muito salgados, aumentando mais ainda a vontade de beber. Começou-se então a criação da variedade de lanches para servir com xerez e aumentar o consumo da bebida. Assim tinha início o esporte favorito dos madrilenhos, tapear.

As tapas podem ser frias ou quentes, feitas com azeitonas, lulas, presuntos, queijos, salmão defumado (meu  preferido), etc.

Restaurante Sabatini, em frente ao jardim de mesmo nome no coração de Madri

Para quem quer uma refeição tradicional, pode-se optar pelos menus do dia. São menus completos contendo entrada, prato principal, pão e sobremesa. Se come muito bem com esses menus e se paga pouco. Os preços em geral variam entre 10 a 15 euros.

Uma dica é pegar os panfletos que são distribuídos na rua na hora do almoço ou jantar. Esses panfletos podem garantir alguns descontos ou indicar um bom restaurante nas proximidades. As refeições são generosas e saborosas. O prato principal pode incluir uma massa e um peixe ou carne vermelha.

Cervejaria na Calle Mayor, um dos lugares mais movimentados à noite

À noite (lembrando que a noite em Madri também começa tarde) é hora das tapas novamente, e nessa hora Madri ferve. Os bares e lanchonetes ficam lotados. Nos hotéis e albergues há panfletos ou cartões de bares que dão direito a uma cerveja ou uma tapa de graça. Dá para reunir vários e ir de bar em bar, como muitos espanhóis e turistas fazem.

Museu del Jamón, aberto em 1978 e popular até hoje

Em Madri se vê por toda parte os Museos del Jamón, que fazem parte de uma grande rede de restaurantes temáticos especializados em presuntos e embutidos. Os Museos del Jamón ficam super lotados à noite, são bem populares e um pouco pitorescos também. Há presuntos e carnes embutidas pendurados por todos os lados.

Foram inaugurados em 1978, e pelo jeito permanecem até hoje na preferência dos espanhóis. Vale a pena entrar para conhecer.

Será que existem vegetarianos na Espanha?

Mais antigo ainda que o Museo del Jamón é o restaurante Botin, tido como o restaurante mais antigo do mundo. Ele é citado até mesmo no Guiness Book. Fica em uma ruela no centro antigo de Madri.

O restaurante abre todos os dias para o almoço e para o jantar há 286 anos, sem nunca ter mudado de nome ou de ramo de atividade. O prato mais famoso é o cochinillo, que é um leitãozinho assado.

Fachada do Botin, o restaurante mais antigo do mundo

Duas coisas devem ser ditas sobre os bares de Madri. A primeira é que limpeza não é o forte deles, é melhor não reparar muito no chão se quiser curtir a noite madrilenha. A segunda é que fumar é permitido em todos os bares. Levando-se em conta que eles são em geral pequenos e fechados, o ambiente fica bem enfumaçado.

Bom, por último fica a dica: os preços variam. Se você pedir na barra (balcão) vai pagar menos do que se decidir sentar em uma mesa.

Humm, é de dar água na boca, tapa de salmão defumado com camembert e limão

Bom, independente se a escolha é buffet, tapas, presuntos, as refeições em Madri são muito boas e merecem ser bem saboreadas.

À noite, Madri vira uma festa, e nada melhor para acompanhar o espírito boêmio do espanhol do que ir andando de bar em bar experimentando a deliciosa variedade das tapas, acompanhadas de uma boa cerveja espanhola.

Viva a noite madrilenha



5 Responses to “Comendo em Madri – tapas, cervezas, jamón e viños”

  • Olá. Muito bom seu post. Obrigado pela riqueza de informações e cultura!
    Sucesso!!!

    • Valeria Di Mambro disse:

      Olá Rodney. Obrigada pelos elogios. Vi seu blog de vinhos e também gostei muito. Aqui em casa também somos amantes de bons vinhos.
      Abraço

  • Henrique Varino disse:

    Hmmmm que saudade de Madrid!!Me lembro quando fui ao Botin…Um dia inesquecível.

    Mais sucesso para seu blog

    • Valeria Di Mambro disse:

      Olá Henrique, obrigada pelo comentário. Madri é uma cidade realmente boa para quem gosta da vida noturna com muitas tapas e vinho.

  • Giovani Junior disse:

    Bom dia .. Gostei muito do seu blog.
    Moro em Madrid faz 8 anos e posso dizer que está de parabéns.

    Apenas gostaria de ressaltar que desde alguns anos foi aprovada uma lei onde proibe o fumo em lugares fechados, ou seja, bares, restaurantes e outros.
    Fumantes agora somente na rua, então já não existe aquela nuvem de fumaça nos bares.

    Parabéns novamente

Deixe aqui seu comentário

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Tópicos recentes