Berlim em dose dupla

Fui para Berlim duas vezes, em setembro de 2006 (partindo de São Paulo) e em junho de 2008 (vindo de trem de Copenhague).

A primeira visita à Berlim foi também a minha primeira experiência como verdadeira mochileira. Fui sozinha, apenas eu e minha fiel companheira mochilassauro, realizar um sonho que precisou ser postergado por mais de um ano em virtude de um novo emprego e da minha mudança para São Paulo.

Inicialmente, eu não pensava em incluir Berlim no meu roteiro, pois meu real interesse eram Amsterdam, Paris e Londres (mais precisamente Stonehenge). Porém, um amigo, e pessoa que admiro muito, professor da USP me falou que eu deveria adicionar Berlim ao roteiro pré-definido.

Aceitei a sugestão, felizmente.

Berlim foi uma grata surpresa, daquelas que não adianta outras pessoas comentarem, dizendo “sim Berlim é ótima“, você tem que ir para saber e vivenciar a experiência em sua totalidade.

Parafraseando uma amiga que também me incentivou a viajar para a Alemanha: “Berlim é um museu ao vivo”. Por onde se anda, se vê a história e as consequências já bem conhecidas por todos.

Além disso, Berlim é linda. Andar na Unter den Liden ou fazer uma caminhada descontraída no Tiergarten, encantar-se com a Berliner Dom ou percorrer as salas dos museus Altes Museum e Alte Nationalgalerie (dentre outros museus magníficos), procurar pelo Muro ou atravessar o Brandenburg Tor, enfim.. não importa o que turista deseja fazer, Berlim presenteia seus visitantes com muita história e cultura.

No meu primeiro dia na cidade,  deixei minha mochilassauro no hostel e logo sai para andar (muito) pela cidade. Quando me lembrei de que não pensava em passar pela Alemanha quando montei meu roteiro, só pude pensar em uma frase:

“Berlim, prazer em te conhecer”.

Quando retornei à Berlim em 2008, pensei durante o percurso Copenhague-Berlim porque eu estava voltando a uma cidade já conhecida. Me vi perguntando porque não tinha escolhido outra cidade que eu ainda não conhecia para adicionar ao meu mapa.

Quando o trem chegou na estação e, mais tarde, me vi novamente caminhando pela Unter den Liden, me lembrei o porquê.

“Berlim, prazer em te rever.”

10 pensou em “Berlim em dose dupla

  1. Amei esta página sobre Berlim. Neste momento sou aupair cá, mais precisamente em Charlottenburg e Berlim é um mundo à parte. Parece que é um museu em ponto grande onde cada local conta um pouco sobre o seu passado. Também estou a conhecê-la sozinha e confesso que venho imensas vezes aqui para algumas sugestões. Um sítio que eu não tinha a minima ideia de como seria e foi uma enorme surpresa. Adoro!

    Parabens pela publicação

    1. Maria, muito obrigada pelos seus comentários. Berlim para mim também foi uma agradável surpresa e espero voltar em breve para visitar os lugares que não tive tempo de conhecer. Curta bastante sua estadia na Alemanha.

  2. Neste momento já estou quase de partida. Mas ando a tentar ir aos locais que ainda me faltam, como o checkpoint Charlie, o Memorial do Holocausto e alguns museus pois tirei a carta anual dos museus e quero aproveitar então.

    Para o ano também faço intenções em voltar a Berlim e visitar também outras cidades alemãs.

    Isto no Verão é deveras bonito.

    1. Olá Maria, obrigada por retornar. Já que você tem a carta dos museus, aproveite e visite os museus da Museumsinsel. São muito bons! Dê uma olhada nos posts sobre esses museus e também sobre o Memorial do Holocausto.
      Boa estadia em Berlim!

  3. Olá… 2 meses depois de conhecer Berlim, me deparei com esse blog… nota 10, muita coisa não conheci pela falta de tempo, mas na ultima semana disse a frase que combina com seu ultimo comentario: ‘eu volto p/ Berlim tranquilamente pra ver tudo de novo’! ótimo trabaho,obrigada por compartilhar!! 😉

    1. Olá Celina,
      Obrigada pelos elogios. Da próxima vez que voltar à Alemanha, quero conhecer o interior também.
      Abraço

  4. Oi Valéria,

    Vc teria sugestões de hospedagem em Berlim?
    Seu blog é simplesmente fantástico.
    Abç

  5. olá Valéria,

    Quando estive em Berlim, conheci uma catedral belíssima, era toda verde, ficava numa grande praça. Não consigo me lembrar o nome dela. Certamente vc sabe. Refresca minha memória por favor? rs
    Obrigada e um grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.