Desviando das bicicletas em Copenhague

Cheguei em Copenhague em junho de 2008, vindo de Estocolmo.

A capital da Dinamarca é uma cidade antiga com belas construções históricas e atrações. É fácil de se locomover e dá para conhecer as atrações apenas caminhando. No próprio mapa da cidade, encontrado facilmente nos hoteis ou centro de informação ao turista, tem uma sugestão de roteiro para ser feito a pé,  passando pelos principais pontos turísticos.

Situada na ilha da Zelândia e ligada ao continente por uma ponte, Copenhagen é uma cidade de médio porte. Seu nome significa “porto dos mercadores“. Foi fundada em 1167  pelo bispo Absalon que construiu um forte na pequena vila existente.

A cidade conserva um centro histórico bem charmoso e lugares animados, como o  Nyhavn (Porto Novo,) lotado de barzinhos e restaurantes, e de onde partem os barcos que percorrem os diversos canais que cortam o bairro.

Copenhague, como era de se esperar, é a maior cidade da Dinamarca com uma população de mais de 1.875.000 habitantes. É uma das cidades mais densamente povoadas da Escandinávia e também a mais visitada dos países nórdicos, com mais de um milhão de turista a visitando anualmente. Compete em beleza com Estocolmo, segundo o guia Lonely Planet é a cidade mais encantadora da Escandinávia, mas eu particularmente discordo. Para mim Estocolmo é a mais bonita e charmosa das capitais, não é a toa que é conhecida como a capital da Escandinávia.

O que mais se vê em Copenhague são bicicletas, mais do que até em Amsterdam. Elas estão por todos os lados em todos os estilos diferentes. Até taxi-bicicleta tem (eu andei em um por sinal, é bem divertido).

Elas estão nas ruas, nas calçadas, nos parques. Tem horas que até chateia tanta bicicleta vindo em todas as direções. Realmente tem horas que é necessário desviar das bicicletas.

Algumas são tão diferentes que dá muita vontade de pedalar, principalmente nos parques. Como a cidade é toda plana, a população prefere mesmo a bicicleta para se locomover, o que além de ser bem ecológico, é divertido e ótimo para manter a forma. No fundo, no fundo, que inveja….rs.

A bicicleta em Copenhague se tornou um símbolo. Perto da prefeitura, no alto de um prédio na H.C. Andersens Boulevard, tem um relógio do clima. Se está chuvoso, sai a estátua com um guarda-chuva, se o clima está ensolarado, sai a estátua com a bicicleta.

Em Copenhague, fiquei hospedada no Danhostel Copenhagen City, próximo ao parque Tivoli. É uma boa localização e também um lugar agradável e com boa segurança.

Para saber mais sobre Copenhague:

www.visitcopenhagen.com

4 pensou em “Desviando das bicicletas em Copenhague

    1. You are totally right. I really enjoyed Norway, Denmark and Sweden, but these places are very expensive.

  1. Ola Valeria.

    Estou com uma dúvida cruel! Vou viajar,e a última parada pode ser Copenhagen ou Berlim! Já fui a Alemanha, mas nunca a Berlim!
    Tenho lido muito, e algumas pessoas comentam que não acham tão bonita Copenhagen, mas pelas fotos eu duvido muito! Eu sei que gosto é muito pessoal…..mas estou com dúvida…..
    Qual cidade você acha mais bonita?
    Copenhagen é muito parada a noite?
    Por favor me da um help.

    Obrigada!

    Cris

    1. Olá Cris, tudo vai depender do que você gosta mais. Em Berlim você tem um encontro com a História, pois a cidade é praticamente um museu ao ar livre, além disso existem também os museus da Museumsinsel que são excelentes, a cidade é limpa, ampla e fácil de andar. Copenhagen também é bem bonita, eu particularmente discordo de quem diz o contrário. A região do porto, Nyhavn e a parte central são lugares bem agradáveis para caminhar. E se você gosta de parques, pode aproveitar para conhecer o Tivoli. Quanto à vida noturna, acredito que Berlim seja mais agitada. Uma coisa que você deve levar em consideração é a distância de deslocamento para cada cidade e o tempo que você dispõe. Não sei de onde você está partindo, mas quanto menos tempo você ficar na estrada, mais você aproveita a cidade destino. Outro fator importante é o financeiro. Copenhagen, assim como as outras capitais da Escandinávia, é muito cara, Berlim é mais barata. Analise esses pontos e veja o que ficará mais prático dentro do seu roteiro. Boa viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.