Oslo além das embarcações

Oslo é a capital da Noruega com 600.000 habitantes, só para comparar, somente o bairro Grajaú em São Paulo tem 434.000 habitantes.

Oslo é uma das cidades mais ricas da Europa, graças à indústria de petróleo, o que também faz da Noruega um dos países mais ricos do mundo, com uma qualidade de vida excelente, bem visível a todos aqueles que visitam o país.

Norway

 

Em 1624, a cidade foi destruída por em um incêndio de grandes proporções. O rei Cristiano IV da Dinamarca a reconstruiu, mas mudou seu nome para Christiania. Em 1925, o nome foi alterado novamente para Oslo.

No século 19, Oslo cresceu rapidamente em virtude da industrialização que deixou sua marca no distrito Akerselva.

A parte central de Oslo, região ao redor do boulevard Karl Johans Gate e do Palácio Real, é conhecida como Centrum. Nesta área se encontram o edifício Stortinget do Parlamento e a Catedral de Oslo.  O castelo Akershus e o forte estão localizados próximos ao Centrum assim como o Kvadraturen, uma área histórica com construções dinamarquesas do século 17.

O moderno bairro Grünerløkka na Akerselva oferece alguns dos melhores bares e lojas (para aqueles que quiserem se aventurar a fazer compras na Noruega…).

Oslomap

 

Oslo, assim como Bergen, parece ser habitada pelos príncipes e princesas da Disney. O povo é muito bonito, simpático e educado. As pessoas me viam olhando o mapa na rua e já vinham me perguntar se eu precisava de ajuda. E o melhor, todos falam inglês. Ainda bem!

Antes de ir para Oslo, ouvi vários comentários de mochileiros que não gostaram de lá. Realmente, se for comparar com Bergen, Oslo fica para trás. Porém, eu adorei a cidade. Tem vários museus (muitos deles relacionados com a vida marítima) e outros lugares bem legais para conhecer.

Em todo o caso para quem não dispõe de tempo e tiver que escolher entre Bergen e Oslo, prefira Bergen, sem dúvida, só o passeio nos fiordes de Bergen já vale a decisão.

Oslo_Norway

 

Como todo o resto da Noruega, Oslo é muito cara. Tudo é ridiculamente caro. O dinheiro vai igual água apenas com refeição, passe de ônibus e outras coisas simples de viagem. É até engraçado ler os blogs de viajantes que já foram para a Noruega. Todos, sem exceção, comentam dos altos preços de lá.

Pode-se dizer também que a Noruega é um país de contraste quando o assunto é sol. No inverno o sol se põe às 14:00, deve ser pra lá de deprê. Em compensação, em maio (quando eu fui), o por do sol era quase à meia noite. Teve um dia que acordei com o sol entrando no quarto e achei que tinha perdido a hora, pois parecia ser mais de 9:00, de tão claro que estava. Levantei correndo e só depois que vi no relógio que eram 4:30 da manhã (ou da madrugada, de acordo com meu relógio biológico).

Oslo

Eu visitei os pontos turísticos andando mesmo, acho mais divertido do que pegar metrô e não ver nada, ou pegar um ônibus e perder uma foto bonita porque  a câmera tremeu. Além do que, é fácil de andar em Oslo, a cidade é bem agradável.

Mas, para quem não quiser andar muito, tem a opção do Oslo Pass, com duração de 24, 48 ou 72 horas e custo de 230, 340 e 430 NOK, respectivamente.

O Oslo Pass dá direito a transporte público e estacionamento gratuitos, entrada em 33 museus,  além de ofertas em restaurantes e lojas. Acaba sendo uma boa opção, mesmo para quem não for utilizar muito o ônibus, barco ou metrô, por causa da entrada livre nos museus.

Dá para comprá-lo no Tourist Information Centre (tem um de frente a prefeitura e outro de frente a estação de trem – Sentralstasjon), no site Visit Oslo, nos albergues ou em outros pontos de venda que existem na cidade.

1 pensou em “Oslo além das embarcações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.