Bergen – o portal para os fiordes da Noruega

Bergen fica no oeste da Noruega, é uma cidade pequena porém muito charmosa. É rodeada por sete montanhas tendo como ponto central, seu porto.

Fui para lá em maio de 2008, era final da primavera e começo do verão, mas mesmo assim estava muito frio. A temperatura mais alta que pegamos lá foi 14°C. Nessa época do ano, o sol nasce bem cedo, em torno de 4 horas, e se põe depois das 23:00. Demora para o corpo se acostumar, principalmente à noite.

Apesar de todos os guias, e mesmos os noruegueses, afirmarem que em Bergen chove quase o ano todo, não choveu nenhum dia em que eu estava lá. Segundo os próprios habitantes foi por sorte mesmo.

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, com aproximadamente 259 mil habitantes, porém dá para conhecer a maior parte dos locais turísticos caminhando, pois a cidade não é tão grande assim. Para quem não quiser andar, uma opção é o Bergen Card, custa 170 NOK (cerca de 74,00 reais) e dá passe livre ou desconto em alguns museus e atrações por 24 horas, além disso inclui o ônibus circular.

Antes de  comprar esse cartão, eu aconselho verificar antes os horários de funcionamento dos museus pois, mesmo no verão alguns fecham bem cedo e o cartão acaba ficando sem muito uso.

Como gosto de andar quando estou conhecendo alguma cidade nova, preferi visitar os pontos turísticos que escolhi caminhando mesmo, pois assim é possível  descubrir coisas interessantes que não estão em nenhum guia .

Se você estiver viajando para Bergen, não deixe de ir ao Tourist Information que fica no centro da cidade, em frente ao Fish Market. Lá dá para se fazer de tudo: reservar hotéis e passeios, trocar o dinheiro, comprar ingressos para os concertos, alugar carro, comprar souvenirs, tickets de trem, etc. É um local bastante freqüentado com informações variadas.

Outra coisa importante é procurar algum mercado para comprar algumas coisas para café da manhã, lanches, etc. Uma coisa que é verdade sobre a Noruega é que lá tudo é muito caro.

Todas as pessoas com quem conversei, na maioria europeus e alguns poucos americanos, concordaram sobre o alto custo de vida na Noruega. Então é melhor saber onde tem um mercado ou lanchonete do que se aventurar nos restaurantes.

Uma curiosidade dos mercados é que todos os produtos têm dois preços, um é o preço no atacado e outro no varejo. Também é sempre bom confirmar com algum funcionário se o que você está comprando é aquilo que você realmente quer.

No meu primeiro dia em Bergen fui comprar água mineral e quando perguntei se era água com gás, a funcionária do mercado me informou que aquela agua era sabor camarão, eca… Não tive a mesma sorte com o iogurte de arroz… Arghhh… (a propósito, não é necessário comprar água, pois dá para beber a água da torneira tranquilamente).

Uma alternativa para comer algo rápido é o Fish Market. Nessa feira vende-se, além de peixes, frutas, vegetais, flores, artesanatos e souvenirs.

Sanduíches de camarão no Fish Market, uma verdadeira delícia! Foto do site Midwest to Midlands.

Lá comprei um sanduíche de salmão defumado que era uma delícia. Para quem gosta de camarão e salmão, a Noruega é um prato cheio, pois são as únicas coisas baratas por lá. Comi vários sanduíches de camarão e salmão que podem ser comprados em qualquer lanchonete.

Em Bergen, fiquei hospedada em dois albergues pois em nenhum outro eu consegui fazer as reservas para todos os dias em que eu iria ficar por lá por ser alta temporada e por ser a época do festival de música.

O primeiro foi o YMCA Hostel, que eu recomendo. Muito arrumadinho e fica muito próximo ao porto. Além disso, tem um terraço com uma vista linda. O segundo que fiquei foi o Dorm.no. Não gostei tanto quanto o primeiro, mas também é um local bom para se ficar.

Vista do terraço do YMCA Hostel a 1:00 da manhã

Finalizando, Bergen é uma delícia, não é a toa que a cidade é citada é no livro 1000 lugares para ver antes de morrer de Patricia Schultz.

Para quem quiser saber mais sobre Bergen pode consultar os sites:

www.visitbergen.com

www.bergen-guide.com

www.arrivalguides.com/bergen

1 pensou em “Bergen – o portal para os fiordes da Noruega

  1. Olá, Valéria. Procurando infomações sobre viagem de trem, acabei encontrando seu blog com um roteiro muito parecido com o que eu e minha esposa faremos agora no final de junho. Aliás gostei muito das suas fotos e relatos e talvez vc possa nos dar algumas dicas. Já viajamos muito de carro e esta será a primeira vez de trem.
    Estarei partindo dia 29/06 de Oslo para Flam onde pernoitaremos 1 noite. No dia seguinte após os fjords iremos para Bergem para mais 2 noites com check out às 12hs e nosso trem para Estocolmo sai às 23hs (serão 13hs de viagem sem cabine de banho no trem). Vc saberia me dizer se na estação de Bergem existe local para se tomar um banho antes da viagem?.
    Grato e Parabéns pelo seu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.